Subscribe:

Pages

sábado, 16 de março de 2013

D. Cláudio Hummes deu ideia de nome a papa

Foi um brasileiro que deu a Jorge Bergoglio a ideia da escolha de seu nome. Durante um pronunciamento para...


Foi um brasileiro que deu a Jorge Bergoglio a ideia da escolha de
seu nome. Durante um pronunciamento para a imprensa, na manhã de hoje, na Sala Paulo VI no Vaticano, ele disse que muitos queriam saber por que ele quis se chamar Francisco.
"Alguns pensaram em Francisco Xavier, de Sales e de Assis. Vou contar a história: na eleição, eu tinha a meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, o cardeal d. Cláudio Hummes, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar perigosa, ele começou a me tranquilizar e, quando os votos chegaram a dois terços, aconteceu um aplauso. Ele me beijou e disse: não se esqueça dos pobres."
Enquanto o escrutínio prosseguia, inspirado pelas palavras de Hummes, teve a ideia do nome "que apareceu em seu coração": Francisco de Assis. "Para mim, ele é o homem da pobreza, da paz, o homem que ama e protege". Ele ainda contou, bem humorado, que os cardeais fizeram algumas brincadeiras sobre seu nome. Alguns disseram que ele deveria ter escolhido o nome Clemente. "Então você seria o Clemente XV, para se vingar de Clemente XIV, que suprimiu a Companhia de Jesus".
Durante sua fala, o papa enfatizou que a Igreja não tem natureza política, "mas essencialmente espiritual". "É o povo de Deus, o santo povo de Deus que caminha em direção ao encontro com Jesus Cristo."
O papa Francisco também agradeceu pelo trabalho dos jornalistas. "Quero deixar um renovado agradecimento pelos esforços desses dias especialmente trabalhosos e um convite para tentar conhecer cada vez mais a natureza da Igreja e também seu caminho no mundo, com suas virtudes e pecados. Conhecer as motivações espirituais que a movimentam."
Ele disse ainda que o trabalho da imprensa tem semelhanças com o trabalho da Igreja. "Seu trabalho exige atenção especial para com a verdade, a bondade e a beleza. Isso nos torna extremamente próximos, porque a Igreja exige para comunicar exatamente isso: a verdade, a bondade e a beleza."
Francisco, então,
deu uma bênção a todos os presentes e cumprimentou parte do público. Por fim, disse algumas palavras em espanhol, quebrando o protocolo que previa que só falasse em italiano. O pronunciamento arrancou muitos aplausos.
Leia mais:
Cardeal brasileiro fez campanha para papa argentino
D. Cláudio Hummes: 'Não lembro o que aconteceu no conclave'

8 comentários:

Anônimo disse...

Atualizou o blog mas não respondeu meu questionamento: quando o site da câmara entra no ar novamente?. Tô perdendo a admiração vereador.

Unknown disse...

desculpe se vc me admira se identifique, ou va as sessões pois já divulguei a URL do site ok.vou colocar para vc e tantos outros que se interesse (www.smcamara.pb.gov.br) um abraço.

Anônimo disse...

Nossa que ríspido, nem parece aquele vereador que passou por aqui pedindo meu voto. É vereador a URL eu já tinha mais se vossa excelência é leiga ao ponto de não saber que isso não é estar no ar o erro não é meu. Um site apenas com endereço e uma mensagem que em breve vai estar online pra mim pelo menos não é um site.

Anônimo disse...

E o site vereador? EM BREVE kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Ainda está EM BREVE, será que estou digitando errado presidente? Não é mais o smcamara.pb.gov.br? O site dificil, espero que valha de alguma coisa.

Anônimo disse...

Definitivamente não acredito mais na divulgação das ações do poder legislativo no site da instituição. EM BREVE quem sabe?

Anônimo disse...

Será que JÁ no ano de 2014 vamos ver o inicio dos trabalhos do legislativo municipal com um site? Oh coisa difícil essa viu, quem é que está atualizando esta página presidente?

Anônimo disse...

Muito bem presidente agora temos um site da câmara que por sinal está muito bonito. Como sugestão queria pedir-lhe que transmitam as seções da casa e que se publique as ações de cada vereador para que a população menos atuante no acompanhamento parlamentar possa, verdadeiramente, comparar os trabalhos dos vereadores. Abraço e parabéns.

Postar um comentário

Arquivo do Blog